sábado, 29 de novembro de 2008

EM RESPEITO AOS RENAIS CRÔNICOS DENUNCIAMOS.

DENUNCIA DE DESCASO NO SERVIÇO SOCIAL SAMU 192.
Em: 27/11/2008.
Excelentíssima Procuradora do Ministério Público Federal
Doutora ANA KARÍZIA.
Há quatro anos foi disponibilizado para a população de Renais Crônicos o transporte social, serviço que vai apanhar na residência, deixar na hemodiálise e vice-versa, os pacientes cadastrados oriundos da ASSOCIAÇÃO DE RENAIS ou da própria comunidade. No começo eram 2(duas) kombis semi-novas que faziam este trabalho, com o passar do tempo estes veículos ficaram totalmente sucateados, além de não serem adequados para o transporte. Hoje temos uma perua (locada) e uma Kombi (ainda velha).
A Gerente do serviço se queixa de não ter estrutura nenhuma para tocar o serviço, nem telefone para contatar com pacientes e motoristas em caso de algum imprevisto. Já teve meses em que foram disponibilizados para a realização do serviço apenas 15 (quinze) litros de combustível, o que é insuficiente. Em conversa informal ela nos assegurou que não depende dela, é problema de gestão e falta de compromisso, disse ainda que está disposta, se tiver estrutura, a tornar eficiente o atendimento.
O que queremos dizer é que este serviço não começou do nada, e se começou porque teve uma demanda e um compromisso da gestão, que é impessoal, com essa população tão sofrida de RENAIS CRÔNICOS que precisam de dignidade no atendimento.
O Fato é que este serviço vem sendo prestado com muita precariedade e sem a estrutura necessária há bastante tempo e ninguém toma uma providência, teve período nestes 4 (quatro) anos que ficou tão deficiente funcionando com apenas uma Kombi velha sem manutenção e com redução de combustível, imagine.
O Perfil deste usuário é de uma pessoa pobre que faz seções 2(duas) ou 3(três) vezes por semana, que não tem condições de bancar transporte coletivo, vive com muita precariedade e todas as vezes que sai de uma seção de hemodiálise fica muito debilitado e precisa ser transportado, às vezes, até com cadeira de rodas e ainda continuar com um acompanhamento, pelo menos, de um técnico de enfermagem; fato que não ocorre hoje.
Diante do acima exposto solicitamos uma inspeção a fim de checar in loco as condições deste serviço prestado a esta população pelo SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA e que sejam solicitadas as providências cabíveis para que estes usuários tenham o mínimo de dignidade no serviço prestado.

O que fazemos é com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e com igualdades de oportunidades e condições para todos os cidadãos e contamos com a sua colaboração para juntos podermos realizar os sonhos, mais simples, de muitos cidadãos que não sabem dos seus direitos ou se sabem não tem como reivindicá-los.
Sindsaúde-Seção Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário que nós o publicaremos. Estamos inteiramente a disposição para quaisquer esclarecimentos ou dúvidas.

Quem sou eu

Minha foto
Belém, PARÁ, Brazil
AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTA PÁGINA SÃO VIVIDAS PELAS PESSÔAS QUE AS ESCREVEM.