O QUE ACONTECEU COM A SAÚDE DO TRABALHADOR DE BELÉM?
Nos tempos atuais os servidores públicos municipais vem encontrando sérias dificuldades para receberem os benefícios da ASSISTÊNCIA SAÚDE DO IPAMB tais como: LIMITAÇÕES DO QUANTITATIVO DE EXAMES, O SERVIÇO SAÚDE DO TRBALHADOR não atende as necessidades de profissionais que são acometidos de ACIDENTES DE TRABALHO e com baixa resolução de tais problemas. O Inchaço da máquina pública com contratados em todas as secretarias e sem ampliação do número de profissionais e de serviços vem causando transtornos de todas as ordens e quando precisamos do PABS temos que sujeitar-nos a mau atendimento, espera incansável e madrugar nas filas para especialidades. Ta na hora de tomarmos medidas drásticas para melhorarmos a resolutividade com relação ao atendimento do PLANO DE SAÚDE QUE PAGAMOS O TEMPO TODO E QUANDO PRECISAMOS SOMOS TRATADOS DE FORMA INDIFERENTE.
Vamos dar um basta nesta situação que se agrava a cada dia. A ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO SAMU estará promovendo debate sobre SAÚDE DO TRABALHADOR e o PLANO DE ASSISTENCIA BÁSICA do Instituto de Previdência do Município de Belém no dia / / as h. para tomarmos uma decisão no sentido de resolvermos este estado de coisas negativas que estamos sofrendo pela falta de gerenciamento.
OS servidores da URGÊNCIA PRECISAM TER 24H. um serviço que resolva esta situação, como é o caso dos trabalhadores do SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA que têm enfrentado no dia a dia situações como: ter que fazer exames específicos quando se acidentam nos feriados, finais de semana e pronto atendimento em caso de acidentes de trânsito e doenças ocupacionais, haja vista que estamos expostos a acidentes no desempenhar de nossas atribuições, seguro de vida caso ocorra uma fatalidade.
Após várias conversas com servidores chegamos à seguinte conclusão; não dá pra ficar do jeito que está e algumas providências precisam ser tomadas a fim de resolver tal situação, alguns questionamentos apresentaram-se, por exemplo: A GESTÃO PRECISA DISPONIBILIZAR O SEGURO DOS CARROS DO SERVIÇO PARA OS PROFISSIONAIS, O IPAMB PRECISA DESCENTRALIZAR O SERVIÇO SAÚDE DO TRABALHADOR E RETORNÁ-LO PARA A INSTITUIÇÃO COMO TINHAMOS ANTES, INSTALÇÃO DE UMA COMISSÃO DE CIPA, OS SERVIDORES PRECISÃO OPTAR SE CONTINUAM COM O PABS OU SE DESEJAM OUTRO PLANO DE SAÚDE, OS PROFISSIONAIS QUE SE ACIDENTAM TERÃO ACOMPANHAMENTO E DE QUEM? E por aí a fora... |
VISANDO DISCUTIR TODA ESSA SITUAÇÃO, DEVEREMOS REALIZAR UM DEBATE MUITO EM BREVE PARA RETIRARMOS OS ENCAMINHAMENTOS E TENTARMOS, DA FORMA LEGAL, RESOLVER TODO ESTE EMBRÓGLIO DA GESTÃO MUNICIPAL QUE NÃO TEM INTERESSE EM CUIDAR DA SAÚDE DOS SERVIDORES QUE SERIA O SEU PAPEL, SEGUNDO AS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
A título de informação já temos MANDADO DE SEGURANÇA concedido a servidores públicos que suspende o desconto do PABS em folha de pagamento e considera bitributação o desconto conforme o artigo 154, inciso I da Constituição Brasileira. Como vemos alem de sermos mal atendidos ainda estamos sendo obrigados a permanecer em um plano de saúde que pode ser reajustado ao prazer da Prefeitura.